quarta-feira, 6 de março de 2013

BOLETIM DO DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2013

PRELÚDIO  (instrumental)
SAUDAÇÃO: A Palavra de Deus do 1º Domingo da Quaresma ilumina a celebração com a luz da fé. Jesus está no deserto para nos ensinar como vencer as tentações com a força da Palavra, da oração e do silêncio. Todos (as) que se iluminam na fé não cedem as suas próprias vontades e as vontades terrenas porque crêem que a fonte da vida e da verdade está em DEUS que é o caminho da conversão.
 LOUVOR:   O povo de DEUS n°90 
ACOLHIDA:  No deserto, o peregrino olha para o alto e somente vê o sol escaldante; olha para os lados e somente vê areia quente. A palavra deserto possui uma forte concentração de significado teológico em toda a Bíblia. A história bíblica narra que o povo israelita, sob a liderança de Moisés, caminhou por quarenta anos no deserto até chegar à Canaã, a terra que mana leite e mel (Ex.3.8).                  Os profetas disseram que esse foi o tempo mais fértil e significativo da história do povo bíblico (Os. 2.14; 13.5-6), e a celebração da Páscoa inclui, na sua liturgia, a dramatização dos eventos do deserto (Ex.12.1-14; Dt 16.1-8).  O deserto marcou o início do ministério de Jesus. No deserto, Jesus após vencer a tentação, foi servido pelos anjos. Deste modo, o deserto é lugar de provação e de providência divina. Convidamos a todos (as) a ter esperança e confiar em Deus. Reconhecendo que não podemos viver de modo egoísta e individualista, pois, foi nesse austero espaço que os hebreus renderam desfrutar, de modo comunitário, da graça de Deus. Portanto, deserto é lugar de desolação, mas também da companhia de Deus (Ex.13.21). Busquemos especialmente nesse momento de quaresma ter a companhia de DEUS em nossas vidas. 
ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO 
LOUVOR:  Alto Preço - n°183
CONFISSÃO DE PECADOS: A consciência do mal, ainda que contra vontade, praticamos (Paulo se lamentava do mesmo) é a confirmação da nossa imperfeição. Deus, porém, não nos deixa sucumbir à hipnose paralisadora da dor pelo nosso pecado. Oremos:
(todos (as)) Onipotente e Eterno Deus, que amas tudo quanto criaste, e que perdoas a todos os nossos pecados; cria em nós corações novos e contritos, para que, lamentando e confessando os nossos pecados, alcancemos de ti, Deus de suma piedade, perfeita remissão e perdão; por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
DECLARAÇÃO DE PERDÃO:

Cristo veio a terra por cada um de nós, tal qual somos, na nossa pequenez, com as nossas falhas: ele nos aceita inteiros. E diz João (15:13) que «ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos»: este o mistério para que a Quaresma nos quer preparar. O arrependimento torna-se então agradecimento e alegria, porque sabemos que fomos resgatados de graça e para a graça. Cabe-nos não trair esse amor tanto quanto conseguirmos, para que esse resgate não tenha sido em vão e encontremos como nos foi prometida, a felicidade.
(todos (as)) Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. (Sl 51.1) Amém.
MOMENTO DE LOUVOR: Rompendo em Fé / Deus Forte
LEITURAS BÍBLICAS: Quaresma é acreditar na possibilidade de transformação e renovação da vida. São quarenta dias como momento penitencial, de interiorização e descoberta da riqueza da nossa identidade cristã. A meta da Quaresma é a Páscoa, tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recurso mais freqüente às “armas da penitência cristã”: a oração, o jejum e a esmola.
Leitura:  Mateus 6,1-6;16-18.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6:1 “Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.
2 Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
3 Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita .4 Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. 5 Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 6 Quando orares entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. 16 Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 17 Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.
18 Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”.
MENSAGEM:   Pastor Percílio Bispo da Silva
OFERTÓRIO:  Deus é dono de tudo (Sl 24.1).
LOUVOR: Ó Profundidade - n°53
ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO  
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
BENÇÃO
AMÉM TRÍPLICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário