segunda-feira, 18 de março de 2013

BOLETIM DO DIA 18 DE MARÇO DE 2013



CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS
48°ANIVERSÁRIO DA IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE ITAPAGIPE - 2013

“Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos,
entre os povos, os seus feitos”. (Salmo 105.1)

PRELÚDIO: Jesus em tua presença - 154
SAUDAÇÃO E ACOLHIDA: Prezados irmãos e irmãs, saudamos a todos com a Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!  A Igreja Presbiteriana Unida de Itapagipe tem o imenso prazer de receber vocês para o Culto de Ação de Graças pelos seus 48 anos, oportunidadena qual teremos aInvestidura do seu novo Pastor, o Rev. Percílio Bispo da Silva.Queremos, nestaCelebração de Ação de Graças e louvor a Deus, demonstrar nossa alegria pelas maravilhas que Ele tem operado e também nosso compromisso com os Seus desígnios para essa igreja. Amém!
ADORAÇÃO
Oração
Cântico: Louvor ao eterno Deus – 247

CONFISSÃO E SÚPLICA
Oração silenciosa
Solo
Dirigente: Senhor, mestre da verdade, perdoa-nos pelas vezes que deixamos os deveres cristãos em segundo plano, sendo omissos no trato com o próximo. Senhor, tu que és o caminho, a verdade e a vida, perdoa-nos pelos momentos em que deixamos de colocar nossos dons e capacidades a serviço das pessoas que necessitam. Cristo, fonte da sabedoria e exemplo de humildade, perdoe nosso orgulho, comodismo e injustiça.
Todos: Senhor acolhe o nosso pedido de perdão, pois confessamos nossos pecados e nossas falhas diante de ti. A ti, consagramos nosso corpo, alma, e espírito e ti entregamos tudo que temos e tudo que somos. Amém!

Proclamação do Perdão: Agora, porém já não existe nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. (Rom. 2:1) Pois Deus amou o mundo de tal maneira, que entregou o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo. 3:16)

CORAL: Maravilhosa Graça
LOUVOR
Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza! Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia! (Sl. 150)
CÂNTICOS:Eu te louvarei / Eu te busco
LEITURA
Dirigente – Graças te damos, ó Deus, pela existência da Igreja Presbiteriana Unida de Itapagipe. Pelas irmãs e irmãos que, a cada ano, tens escolhido e fortalecido para dirigirem esta Igreja.
Congregação–Graças te damos pela tua direção em todos os momentos, pelas vitórias alcançadas e pelas lições aprendidas, pelo crescimento espiritual que tens concedido a tua igreja.
Dirigente – Graças te damos pelo trabalho social que a igreja presta a sociedade. 
Congregação– Graças te damos pela tua fidelidade para com aqueles(as) que têm confiado em ti em todas as situações da vida, e têm sido vitoriosas por Cristo Jesus.
Todos – Graças, ó Deus, pelas grandes coisas que o Senhor fez por nós, por isso estamos alegres e bendizemos o teu Santo e maravilhoso nome. Amém!

GRAÇAS DOU POR ESTA IGREJA(slides)

CORAL: Castelo Forte

LITURGIA DA PALAVRA
A palavra de Deus é orientação e sustento no caminho da vida. Por isso A ouvimos com devoção.
Cântico: Palavras de Vida - 92
Mensagem:Rev. Cláudio Rebouças
OFERTÓRIO: "Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor”. (Levítico 27:30-32)
Cântico: Nossos presentes
Oração de Agradecimento

INVESTIDURA PASTORALDO REV. PERCÍLIO BISPO DA SILVA
Cântico: Um vaso de benção – 129
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
CORAL: Benção Antiga
BENÇÃO APOSTÓLICA
AMÉM FESTIVO

quarta-feira, 6 de março de 2013

BOLETIM DO DIA 03 DE MARÇO DE 2013

III DOMINGO DA QUARESMA:
TEMPO DE ORAÇÃO, TEMPO DE PREPARAÇÃO

“E Jesus esteve no deserto quarenta dias sentado tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam”. Mc 1.13

PRELÚDIO: JESUS EM TUA PRESENÇA.
SAUDAÇÃO: Estamos no Período de grande quebrantamento e preparação para a Semana Santa e a Páscoa. É um momento de deserto. Moisés ficou uma quaresma no Monte Sinai e recebeu revelações tremendas de Deus. Elias foi ao monte do Senhor, o monte Hermom numa caminhada de jejum e oração que durou uma quaresma. Jesus ficou no deserto uma quaresma de preparação para seu ministério. Nós também necessitamos ter uma quaresma de oração e Jejum. Um período onde podemos aprofundar nossa experiência de conversão, arrependimento e amor.
ACOLHIDA: Sejam todos e todas bem-vindos(as) à casa de Senhor!!

ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO

CANTO COMUNITÁRIO: VIDA SANTIFICADA, nº 261

MOMENTO DE CONFISSÃO:
DIRIGENTE: Senhor,
Tu me deste a liberdade de dizer sim ou não;
a liberdade de escolher entre diversos caminhos;
a liberdade de dominar minhas próprias forças;
a liberdade de configurar meu próprio futuro;
a liberdade de acolher ou rejeitar tua vontade.
COMUNIDADE: Tu vês o íntimo de meu coração.
Tu conheces quão fraca é minha vontade.
Tu conheces as lutas contra as forças dentro de mim mesmo, que querem roubar-me a liberdade.
DIRIGENTE: Tu conheces as redes postas por aqueles que querem a minha queda.
Tu conheces os lugares feridos de minha alma que, por causa de meus pecados,  são tão vulneráveis.
MULHERES: Senhor, liberta-me das coisas que roubam minha liberdade.
Senhor, liberta-me das pessoas que escravizam meu eu.
HOMENS: Senhor, liberta-me dos projetos que impedem o melhor em mim. Senhor, liberta-me do que os outros pensam ou têm.
TODOS: Senhor, prende-me a Ti, para que eu me torne livre da tortura de estar amarrado ao meu eu.  – Oremos silenciosamente –
SOLO: Edy Amorim.
DECLARAÇÃO DE PERDÃODeus SEMPRE perdoa quando há arrependimento. Deus não mantém registro dos nossos pecados, Ele não os retém contra nós. Pelo sangue de Jesus, Deus escolheu apagá-los de Sua mente. "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados já não me lembro." (Isaías 43:25)

MOMENTO DE LOUVOR:
                                               - A Nova Canção, nº 19
                                               - Galiléia, nº 39

LEITURA
* Anúncio da Ressurreição - O novo templo de Deus. - João 2,13-25

ORAÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

MENSAGEM: Pr. PECÍLIO BISPO

OFERTÓRIO: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o no poder que Deus dá.  (1 Pedro 4.10,11)
Cada um oferte conforme o desejo que brota de seu coração...
CÂNTICO:  Quem disse que não somos nada, nº 234
ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO

SANTA CEIA
Cântico: Nesta mesa da Irmandade, nº 226

BÊNÇÃO
AMÉM TRÍPLICE

PARA REFLETIR: Tudo na Quaresma, como na liturgia, tem sentido simbólico. Assim, o jejum, por exemplo, não pode reduzir-se a mera redução ou abstenção de alimento, mas tal atitude deve acenar para uma vida sóbria, diante de tantas comodidades e prazeres que o mundo moderno e consumista nos apresenta. É a afirmação do “SER”, ontológico, diante do “ter”, do “poder” e do “prazer”, como procedeu Cristo no evangelho das tentações (1º domingo da Quaresma).

BOLETIM DO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2013

PRELÚDIO: EIS-ME AQUI / TUA GRAÇA ME BASTA
SAUDAÇÃO:
O tempo da Quaresma nos convida à mais profunda comunhão com Jesus em sua ousadia de viver o amor sem limites, promovendo a vida em abundância.
Começo por dizer que o maior bem do ser humano é a vida. É a partir desse dom de Deus, concedido ao ser humano, que o homem pode desenvolver suas capacidades, sobretudo a capacidade de amar.
O amor comunica vida e liberta. Contudo, suscita a repressão dos poderosos que se beneficiam da exploração dos oprimidos e empobrecidos. Doar-se no amor supõe mudança de vida e abandono dos esquemas de segurança e defesa oferecidos por este mundo, lançando-nos, em oração, nos braços do Pai. É neste âmbito que surge a “Oração do Pai-Nosso” que Jesus ensina aos seus discípulos: “Quando rezardes dizei, Pai Nosso…” (Mt 6,7-15).
A oração cristã consiste em estabelecer uma relação amorosa com Deus. Uma relação de amor acontece num contexto de confiança, de transparência e profundidade. Nem sempre o ser humano é capaz disso quando se trata de relacionar-se com Deus na oração. É comum a tentação de querer argumentar com Ele, transformá-Lo em “depósito” de reclamações, lamúrias e de considerá-Lo solução para todas as pendências humanas.
Jesus denunciou certas tendências erradas no tocante à oração e indicou uma pista para fazê-la de maneira consistente. A oração é um diálogo com o Pai, o qual não se coloca na mesma altura do orante: Ele é santo e está no céu, embora esteja muito perto de quem reza. Diante d’Ele exige-se uma atitude de reverência e humildade.
Senhor Jesus, coloca sempre em meus lábios orações que me abram ao Pai e, também, ao mundo que me rodeia para que, a cada dia, se realize a vossa vontade: que todos tenham vida e a tenham em abundância.
ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO – POR MARLENE PAIM
CÂNTICO: DEUS DE PROMESSAS
ORAÇÃO SILENCIOSA – CONFISSÃO DOS PECADOS
Dirigente: Convido aqueles e aquelas que puderem que se coloquem de pé. Somos pessoas pecadoras, pecamos a cada dia mesmo que muitas vezes não nos damos conta disso. Deus nos conhece e sabe os nossos pecados, mas queremos agora confessar os pecados e a nossa culpa em comunhão a Deus.
Comunidade: Senhor Deus, confessamos-te a nossa culpa, pelas tantas vezes que colocamos em duvida o teu amor por nós, pelas vezes que não confiamos em tuas palavras.
Homens: Pelas tantas vezes que maltratamos a tua criação e nos tornamos coniventes com a destruição dela.
Mulheres: pelas vezes que nos deixamos dominar pela raiva e pelo impulso, pelas vezes que não vemos nosso irmão em dificuldade, pelas tantas e tantas vezes que esperamos grandes milagres em nossa vida e não percebemos a Tua atuação nela.
Todos: Amado Deus, entre tantos pecados, colocamos todos em tuas mãos, acolha também a nossa confissão individual, que fazemos neste breve momento de silêncio.
Dirigente: Oremos...
MOMENTO DE LOUVOR
Dirigente: Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor. Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. – Salmos 33-1.
LOUVORES
CELEBRAI COM JÚBILO AO SENHOR – Nº ? / TUDO ELE É PRA MIM -Nº ?
LITURGIA DA PALAVRA: Sl. 26:1-12 – Leitura alternada entre os membros da igreja
NADJA  - Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei.
CAMILA - Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
PATRÍCIA - Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
MARÍLIA - Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.
JÚNIOR AMORIM - Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.
SUZANA - Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, SENHOR, ao redor do teu altar. Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.
EDY - Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
AGATHA - Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos, Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.
DJALMA - Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
TODOS - O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao SENHOR. 

MENSAGEM: Pr. PERCÍLIO
OFERTÓRIO
Se nada tens a oferecer ao Senhor apresenta tuas dores, tua fadiga apenas.
Se tens as mãos vazias e a boca amarga e seca, oferece o coração machucado.
Se nada tens em tí mais que amargura e pecado, o cansaço de viver e a angústia que te oprime, que tuas mãos elevem para o céu estas míseras coisas, pois o amor, de antemão, as acolheu.           
E se nem forças tens para ofertar e implorar, se em tí tudo é abandono e solidão,  silenciosamente aceita - e é só - que um outro te receba, vele por tí e sejam um só dom o ofertante e a oferenda... Deus te ama! Tenha certeza disto!
CÂNTICO:  NOSSOS PRESENTES
Agradecimento pelas ofertas Presb. IRÁ
ORAÇÕES DE INTERCESSÃO: PASTOR PERCÍLIO – pelos enfermos, LIS – pela nossa comunidade, JÚNIOR AMORIM – pelos trabalhos da igreja, MARÍLIA PAIM – oração livre.
CÂNTICO  FINAL: DESPEDE-NOS SENHOR, nº 88
BENÇÃO / AMÉM
 

BOLETIM DO DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2013

PRELÚDIO  (instrumental)
SAUDAÇÃO: A Palavra de Deus do 1º Domingo da Quaresma ilumina a celebração com a luz da fé. Jesus está no deserto para nos ensinar como vencer as tentações com a força da Palavra, da oração e do silêncio. Todos (as) que se iluminam na fé não cedem as suas próprias vontades e as vontades terrenas porque crêem que a fonte da vida e da verdade está em DEUS que é o caminho da conversão.
 LOUVOR:   O povo de DEUS n°90 
ACOLHIDA:  No deserto, o peregrino olha para o alto e somente vê o sol escaldante; olha para os lados e somente vê areia quente. A palavra deserto possui uma forte concentração de significado teológico em toda a Bíblia. A história bíblica narra que o povo israelita, sob a liderança de Moisés, caminhou por quarenta anos no deserto até chegar à Canaã, a terra que mana leite e mel (Ex.3.8).                  Os profetas disseram que esse foi o tempo mais fértil e significativo da história do povo bíblico (Os. 2.14; 13.5-6), e a celebração da Páscoa inclui, na sua liturgia, a dramatização dos eventos do deserto (Ex.12.1-14; Dt 16.1-8).  O deserto marcou o início do ministério de Jesus. No deserto, Jesus após vencer a tentação, foi servido pelos anjos. Deste modo, o deserto é lugar de provação e de providência divina. Convidamos a todos (as) a ter esperança e confiar em Deus. Reconhecendo que não podemos viver de modo egoísta e individualista, pois, foi nesse austero espaço que os hebreus renderam desfrutar, de modo comunitário, da graça de Deus. Portanto, deserto é lugar de desolação, mas também da companhia de Deus (Ex.13.21). Busquemos especialmente nesse momento de quaresma ter a companhia de DEUS em nossas vidas. 
ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO 
LOUVOR:  Alto Preço - n°183
CONFISSÃO DE PECADOS: A consciência do mal, ainda que contra vontade, praticamos (Paulo se lamentava do mesmo) é a confirmação da nossa imperfeição. Deus, porém, não nos deixa sucumbir à hipnose paralisadora da dor pelo nosso pecado. Oremos:
(todos (as)) Onipotente e Eterno Deus, que amas tudo quanto criaste, e que perdoas a todos os nossos pecados; cria em nós corações novos e contritos, para que, lamentando e confessando os nossos pecados, alcancemos de ti, Deus de suma piedade, perfeita remissão e perdão; por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
DECLARAÇÃO DE PERDÃO:

Cristo veio a terra por cada um de nós, tal qual somos, na nossa pequenez, com as nossas falhas: ele nos aceita inteiros. E diz João (15:13) que «ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos»: este o mistério para que a Quaresma nos quer preparar. O arrependimento torna-se então agradecimento e alegria, porque sabemos que fomos resgatados de graça e para a graça. Cabe-nos não trair esse amor tanto quanto conseguirmos, para que esse resgate não tenha sido em vão e encontremos como nos foi prometida, a felicidade.
(todos (as)) Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. (Sl 51.1) Amém.
MOMENTO DE LOUVOR: Rompendo em Fé / Deus Forte
LEITURAS BÍBLICAS: Quaresma é acreditar na possibilidade de transformação e renovação da vida. São quarenta dias como momento penitencial, de interiorização e descoberta da riqueza da nossa identidade cristã. A meta da Quaresma é a Páscoa, tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recurso mais freqüente às “armas da penitência cristã”: a oração, o jejum e a esmola.
Leitura:  Mateus 6,1-6;16-18.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6:1 “Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.
2 Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
3 Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita .4 Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. 5 Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 6 Quando orares entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. 16 Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 17 Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.
18 Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”.
MENSAGEM:   Pastor Percílio Bispo da Silva
OFERTÓRIO:  Deus é dono de tudo (Sl 24.1).
LOUVOR: Ó Profundidade - n°53
ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO  
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
BENÇÃO
AMÉM TRÍPLICE